Como instalar esquadrias em PVC

A LUMINA PVC entrega as esquadrias finalizadas, isto é, prontas e acabadas com os vidros, ferragens, acessórios, e providencia a instalação.
(A instalação poderá ser feita de outra forma por terceiros indicados pelo comprador, se este assim desejar.)

 

A instalação é rápida e fácil, porém, para o perfeito funcionamento das peças são necessários alguns cuidados quando instalar  janelas ou portas em PVC, como por exemplo, atenção ao dimensionamento correto e aos trabalhos de fixação e vedação entre os marcos e perfis, que garantem melhor desempenho e eficiência das esquadrias. O processo todo é muito simples.  Abaixo encontra-se um resumo sobre como instalar esquadrias de PVC.

1 - ESQUADRIAS EM PVC – recebimento e armazenagem do produto

O material é entregue limpo e embalado pela LUMINA em veículo próprio ou terceirizado. Cada peça chega na obra embalada separadamente. São então colocadas na posição vertical, encostadas em uma superfície firme, e calçadas na parte de baixo com pequenos calços de madeira.

2 - MARCOS - fixação

Marcos são os quadros fixados na alvenaria. Servem de suporte para o funcionamento das folhas. No caso de requadros fixos, servem de suporte para os vidros. São fixados na alvenaria através de buchas e parafusos de aço galvanizado. Não é necessária a utilização de contramarcos.

A fixação dos marcos pode ser alinhada pela face externa ou interna da parede, ou pelo meio do vão. O alinhamento das esquadrias quanto ao vão é indiferente, tecnicamente. Porém, o acabamento das esquadrias alinhadas por dentro tende a ficar mais harmônico.

3 - ESPUMA DE POLIURETANO - aplicação

espuma_poliuretano_esquadrias_pvc

Deve ser aplicada uma camada de espuma de poliuretano em todo perímetro do marco, utilizando-se para isso, um aplicador adequado.

A espuma serve para preencher qualquer espaço vazio entre o marco e a alvenaria. A função dessa espuma não é fixar nem vedar a esquadria, mas apenas preencher o espaço deixado pelas folgas necessárias para a instalação correta das esquadrias.

4 - FOLHAS - instalação

Após fixar corretamente o marco na alvenaria, procede-se à instalação das folhas com vidros simples, ou duplos, especiais.

5 - FOLHAS - regulagem

Há necessidade de regular as esquadrias para que tudo funcione conforme o previsto. Deve-se regular os fechos e contra-fechos, o sentido de abertura, as folgas e a vedação. O processo é bem simples.

6 – SILICONE - aplicação

silicone_esquadrias_pvc

Pode-se utilizar silicone para fixar o perfil de arremate no marco. Também pode ser utilizado silicone do lado externo entre a esquadria e a alvenaria para garantir a vedação.

Certifique-se de que a esquadria está totalmente funcional e de que não haverá passagem de vento ou água entre a alvenaria e o marco. Para isso, pode-se aplicar  tanto na parte interna quanto na externa do marco uma camada de silicone ou rejunte branco,  que garantirá perfeita vedação entre as superfícies da esquadria e da parede, peitoril, soleira ou piso.

7 – ARREMATES - instalação

O processo se completa com a instalação dos arremates necessários para o bom acabamento das peças.